terça-feira, 24 de junho de 2014

Ka de primeira geração (1997 - 2008)

A primeira geração do Ka tinha visual controverso, mas se destacava pela facilidade de manobrar e estacionar e pela grande economia de combustível.

Lançado no início de 1997, o Ka chegava para dar sequência a renovação do segmento de entrada. Seu nome é originado do Egito antigo e pode ser traduzido por alma ou espírito. Era oferecido em duas versões, básica e CLX. A primeira tinha motor de 1 litro e 53 cv, e vinha pouco equipada, trazendo de série apenas vidros verdes, luzes direcionais laterais, janelas laterais traseiras basculantes, retrovisores externos com controle manual interno e rodas de aço estampado com supercalotas. A segunda vinha com motorização 1.3 - a mesma que equipava o Fiesta espanhol que foi importado em 1995, e oferecia a mais vidro térmico traseiro com limpador/lavador/desembaçador, relógio analógico e acendedor de cigarros. O pequeno diferencial externo entre as duas versões era a presença do friso lateral na de topo. O comprimento de 3,62 m fazia do Fordinho o campeão das vagas apertadas, deixando para trás o Uno, que mede 3,64 m. Ambos os propulsores eram Endura e tinham como destaque positivo um baixo consumo de combustível. Para a linha 1998, não houve nenhuma alteração e o compacto da Ford foi eleito o Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Em 1999, foram introduzidos novos itens: banco traseiro bipartido e cintos de segurança laterais traseiros de três pontos, e duas novas versões: Street, mais despojada, pouco mais barata que a 1.0i e que saía pelo mesmo preço de um Uno Mille com cinco portas; e Image, mais requintada, que oferecia bolsas infláveis (opcionais) e ar-condicionado, direção hidráulica e comando elétrico de vidros e travas de série. O de topo ganhou além das bolsas infláveis, rodas de alumínio e sirene de alerta de faróis ligados. Entre os itens de série, contava com vidros elétricos e travas elétricas. Para a linha 2000, os motores Endura 1.0 e 1.3 cediam a vez para os Zetec Rocam 1.0 e 1.6, mais potentes (65 cv e 95 cv, respectivamente) e com comando de válvulas roletado, dando ao Ka um desempenho melhor mas conservando a tradicional economia de combustível. Chegou o acabamento GL e foi oferecida a série especial Tecno, com a mecânica de 1 litro, cor externa prata, rodas de alumínio aro 13 com desenho exclusivo, painel e relógio com fundo preto e pára-choques pintados em tom mais escuro que o da carroceria. Em setembro daquele ano, o pequeno Ford ganhara a concorrência do Celta. Na linha 2001, foi oferecida a série especial Black, que podia receber as duas motorizações e tinha interior revestido de couro. A versão esportiva XR foi introduzida no mesmo ano, vinha completa com ar-condicionado e direção hidráulica e por fora, tinha rodas de liga leve, saias laterais e aerofólio traseiro. Em 2002, a principal mudança foi o desenho das lanternas traseiras, inspirado nas do compacto da General Motors lançado dois anos antes. Eram três níveis de acabamento: GL (básico, com motor menor), Image (intermediário, idem ao primeiro) e XR (de topo e equipado com a unidade de maior litragem). A marca da gravata apresentou o Corsa reformulado. No ano seguinte, não houveram mudanças maiores. Foram introduzidas as versões One, One Internet e Action, sendo as duas primeiras com o propulsor menos potente e a última com o maior, e as da linha anterior permaneceram. Para a linha 2004, nenhuma mudança. Em 2005 chegou o Ka MP3, a princípio como série especial, mas que acabou virando versão de linha, como aconteceu na segunda metade da década de 1990 com o Kadett Sport e com a Saveiro Summer. Este Ka trazia aparelho de som que lê e reproduz arquivos de música MP3, vinha na cor preta com detalhes em cinza, e podia ser comprado com o motor 1.0 ou o 1.6. Foi oferecida outra série, a Camaleão, que tinha como símbolo uma mão pintada de verde. A pintura externa era prata, as rodas eram de alumínio com cinco raios tipo hélice, haviam saias laterais, aerofólio traseiro, pára-choques e retrovisores pintados e a oferta de ambas as motorizações. O One Internet desapareceu. Para 2006, as versões eram GL, One, MP3 (com os dois motores), Action e XR (somente com o mais potente). Para o ano seguinte, ao completar uma década de vida, nada mudou e o Ka pecava por não ter motor flexível em combustível e versão de cinco portas, que seus concorrentes já possuíam, inclusive o Fiesta. Em 2008, sem receber mudanças e maiores investimentos, a primeira geração do Fordinho encerrou a carreira e abriu caminho para a segunda geração.

Um comentário:

  1. Muito boa explicação! Sou apaixonado pelo ka 1°geração e meu primeiro carro será um desse!! Abraços

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